dc.contributor.author |
Silva, Wesley Carolino da |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-18T14:59:45Z |
|
dc.date.available |
2016-02-18T14:59:45Z |
|
dc.date.issued |
2014-01-26 |
|
dc.identifier.other |
CDD 382 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8759 |
|
dc.description |
SILVA, W. C. da. Custo Brasil: a tímida atuação de empresas brasileiras nos mercados internacionais. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As estratégias de exportação têm ganhado destaque crescente no contexto empresarial e a internacionalização, tornou-se uma das respostas empresariais ao desafio da globalização. No entanto, existem algumas dificuldades que podem afetar as estratégias e expansão internacional. Destarte este artigo teve por objetivo discutir as dificuldades internas encontradas pelas empresas brasileiras que decidem internacionalizar-se. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores e pesquisadores e também ao meio eletrônico, para abordar os temas: Internacionalização e Custo Brasil. A primeira parte do artigo revê conceitos sobre internacionalização e destaca a sua importância para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. Na segunda parte, apresenta vários entendimentos acerca do tema custo Brasil, sob a ótica de alguns autores, entendendo porque esse fenômeno interno limita a expansão do Brasil a mercados internacionais. Em sua terceira parte, este artigo apresenta os principais fatores que compõem o custo Brasil, relacionando as estruturas internas encontradas com as dificuldades vivenciadas por empresas brasileiras, para tornarem-se mais atuantes e competitivas nos mercados globais. E em sua última parte, o artigo apresenta a conclusão dos levantamentos feitos, questionando a necessidade de manutenção das estruturas internas, abrindo a oportunidade de aprofundamento destes temas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Gomes de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Internacionalização |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio exterior |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado internacional |
pt_BR |
dc.subject |
Custo Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Globalização |
pt_BR |
dc.title |
Custo Brasil: a tímida atuação de empresas brasileiras nos mercados internacionais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |