Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar como o desempenho geral dos funcionários de uma agência bancária é afetado pelas pressões à consecução de metas impostas pelos empregadores. Para tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, através da aplicação de um questionário estruturado simples composto por vinte e nove questões, apresentado por um quadro com cinco opções, abordando temáticas referentes à pressão por metas diante das atividades desempenhadas, como também a sua percepção do desempenho individual. O universo foi composto por vinte funcionários desta agência, e a amostra foi selecionada por conveniência e abrangeu dezessete funcionários, pois três estavam afastados por motivos diversos. Os resultados revelam que, com relação aos fatores influenciadores de desempenho, analisados através de três dimensões que se relacionam tais quais: “metas e relacionamento”, “metas e desempenhos” e “metas”. A pressão por metas é considerada determinante na qualidade das atividades realizadas, e podem ser utilizadas como fonte de motivação para o alcance dos resultados como revelou o estudo dos resultados desta pesquisa.
Descrição:
PEREIRA, H. S. L. Relação entre o desempenho e a pressão por metas no ambiente bancário. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]