UEPB - Repositório Digital

Marketing de relacionamento: proposta para micro e pequenas empresas em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Israel Garcia de
dc.date.accessioned 2016-03-02T16:42:13Z
dc.date.available 2016-03-02T16:42:13Z
dc.date.issued 2015-12-03
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8889
dc.description MELO, I. G. de. Marketing de relacionamento: proposta para micro e pequenas empresas em Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract As crescentes mudanças no mundo moderno vem intencionando o surgimento e aperfeiçoamento de novos métodos, técnicas, estratégias, e a proliferação das micro e pequenas empresas, nota-se cada vez mais a necessidade de estudos voltados para esse novo nicho do mercado. Neste cenário, o marketing aparece como um forte aliado, proporcionando aos gestores desses empreendimentos, subsídios para alavancar resultados positivos. Partindo do exposto, o marketing de relacionamento surge no cenário, como uma ferramenta a mais para maximizar as ações do marketing, incorporando novas técnicas ao marketing, visando a otimização do relacionamento entre empresa/cliente. A pesquisa teve como objetivo primordial elaborar um modelo de marketing de relacionamento, que contribua de forma significativa para atrair e fidelizar clientes; bem como construir relacionamentos duradouros, assegurando a competitividade das micro e pequenas empresas. Para alcançar o objetivo proposto, metodologicamente, utilizou-se pesquisas tipo exploratória, descritiva e bibliográfica. Nos resultados, foram apresentadas estratégias de marketing de relacionamento, voltadas para o modelo proposto por Gonçalves, Jamil e Tavares (2002), com ações internas, ações tecnológicas e desenvolvimento de relacionamento, com foco nas micro e pequenas empresas. Destarte, espera-se que o estudo contribua de forma significativa com os diversos públicos que tenham interesse sobre o tema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Dilma Guedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject Micro e pequenas empresas pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.title Marketing de relacionamento: proposta para micro e pequenas empresas em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta