UEPB - Repositório Digital

Tratamento da Informação na Matemática: Uma análise das concepções dos estudantes a partir da resolução de problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Leonardo dos Santos
dc.date.accessioned 2013-05-23T18:09:29Z
dc.date.available 2013-05-23T18:09:29Z
dc.date.issued 2013-05-23
dc.identifier.other CDD 510.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/888
dc.description ALVES, L. dos S. Tratamento da informação na Matemática: Uma análise das concepções dos estudantes a partir da resolução de problemas. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções que os estudantes adquiriram ao final da educação básica com relação ao bloco do tratamento da informação na matemática. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Pozo (1998), Polya (1995), Dante (2000), Van de Walle (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (2009) e Paraíba (2010), bem como os programas nacionais de avaliação, IDEB, ENEM, INAF, apresentando seus resultados mais recentes. A pesquisa foi desenvolvida com 87 discentes de quatro turmas de duas escolas públicas que estão adotando a nova proposta do indicada pelo Ministério da Educação para os últimos anos finais do Ensino Básico: o Ensino Médio Inovador. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo e exploratório do tipo estudo de caso simples com única interação de dados. Para isso adotamos como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes das escolas observadas e, uma entrevista estruturada aplicada aos administradores escolares. O estudo foi realizado no período de setembro a outubro de 2012, em Campina Grande, Paraíba. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática do tratamento da informação é considerada satisfatória, tendo em vista que esses estudantes apresentaram um bom entendimento com relação à temática avaliada. A pesquisa também evidenciou muitos problemas na implantação e na execução do programa Ensino Médio Inovador nas escolas observadas. Este programa ainda necessita de ajustes essenciais, cuja ausência compromete o desenvolvimento educativo dos estudantes, fato este que merece atenção das autoridades públicas responsáveis. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Severina Andréa Dantas de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Tratamento da informação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Tratamento da Informação na Matemática: Uma análise das concepções dos estudantes a partir da resolução de problemas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta