Resumo:
O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre educação inclusiva e a importância da intervenção do assistente social nesse processo. O artigo apresenta como percurso teórico da discussão, inicialmente, o movimento histórico da sociedade em relação à pessoa com deficiência a nível mundial e nacional, depois apresenta a educação inclusiva em nível mundial e de Brasil, destacando as legislações brasileiras que garantem o direito à inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na escola regular, e por fim, delimita a importância de intervenção do assistente social na busca da inclusão e da permanência destes em todos os níveis e modalidades de ensino. Para obter os resultados do presente artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante todo o processo de construção do mesmo, diversos autores e documentos foram utilizados, pois acreditamos na importância do embasamento teórico para o estudo. Assim, foi possível adquirir o conhecimento necessário sobre o tema desde os primórdios do tratamento à pessoa com deficiência até os dias atuais. Através da pesquisa foi verificado que, apesar de ainda ser precário, houve uma significativa melhoria no atendimento à pessoa com deficiência quanto à garantia dos seus direitos educacionais, e avanços no trabalho do assistente social na área educacional.
Descrição:
MOREIRA, R. da C. Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]