dc.contributor.author |
Moreira, Raísa da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-02T19:26:45Z |
|
dc.date.available |
2016-03-02T19:26:45Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.91 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8905 |
|
dc.description |
MOREIRA, R. da C. Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre educação inclusiva e a importância da intervenção do assistente social nesse processo. O artigo apresenta como percurso teórico da discussão, inicialmente, o movimento histórico da sociedade em relação à pessoa com deficiência a nível mundial e nacional, depois apresenta a educação inclusiva em nível mundial e de Brasil, destacando as legislações brasileiras que garantem o direito à inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na escola regular, e por fim, delimita a importância de intervenção do assistente social na busca da inclusão e da permanência destes em todos os níveis e modalidades de ensino. Para obter os resultados do presente artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante todo o processo de construção do mesmo, diversos autores e documentos foram utilizados, pois acreditamos na importância do embasamento teórico para o estudo. Assim, foi possível adquirir o conhecimento necessário sobre o tema desde os primórdios do tratamento à pessoa com deficiência até os dias atuais. Através da pesquisa foi verificado que, apesar de ainda ser precário, houve uma significativa melhoria no atendimento à pessoa com deficiência quanto à garantia dos seus direitos educacionais, e avanços no trabalho do assistente social na área educacional. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Noalda Ramalho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência física |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Assistente social |
pt_BR |
dc.subject |
Escola regular |
pt_BR |
dc.title |
Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |