UEPB - Repositório Digital

Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moreira, Raísa da Costa
dc.date.accessioned 2016-03-02T19:26:45Z
dc.date.available 2016-03-02T19:26:45Z
dc.date.issued 2015-12-17
dc.identifier.other CDD 371.91
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8905
dc.description MOREIRA, R. da C. Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre educação inclusiva e a importância da intervenção do assistente social nesse processo. O artigo apresenta como percurso teórico da discussão, inicialmente, o movimento histórico da sociedade em relação à pessoa com deficiência a nível mundial e nacional, depois apresenta a educação inclusiva em nível mundial e de Brasil, destacando as legislações brasileiras que garantem o direito à inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na escola regular, e por fim, delimita a importância de intervenção do assistente social na busca da inclusão e da permanência destes em todos os níveis e modalidades de ensino. Para obter os resultados do presente artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante todo o processo de construção do mesmo, diversos autores e documentos foram utilizados, pois acreditamos na importância do embasamento teórico para o estudo. Assim, foi possível adquirir o conhecimento necessário sobre o tema desde os primórdios do tratamento à pessoa com deficiência até os dias atuais. Através da pesquisa foi verificado que, apesar de ainda ser precário, houve uma significativa melhoria no atendimento à pessoa com deficiência quanto à garantia dos seus direitos educacionais, e avanços no trabalho do assistente social na área educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Noalda Ramalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Deficiência física pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Assistente social pt_BR
dc.subject Escola regular pt_BR
dc.title Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta