Resumo:
Este artigo tem como objetivo principal fazer uma análise de dois livros
didáticos de LI distribuídos nas escolas da rede pública na Paraíba com enfoque na
abordagem cultural da língua estudada (inglês), bem como observar como estes livros
didáticos ajudam o professor na abordagem e no processo ensino-aprendizagem da
cultura dos países falantes da Língua Inglesa na sala de aula.
Utilizaremos o método comparativo e quantitativo de atividades relacionadas à
cultura nos livros didáticos de acordo com a metáfora do iceberg representada por
Goodenough(1971) ao explicitar seu conceito de cultura.
Primeiramente definiremos cultura com ajuda de estudiosos,como Burke(2005),
Kramsch(2001), Brown(1987), Murdock(1961), Chauí(2003), Brooks(1964),entre
outros citados no decorrer deste artigo, bem como entender o papel do professor de LI,
algumas comparações entre livros didáticos de LI e por último faremos considerações
acerca do tema.
Descrição:
SANTOS, L. J. N. dos. Analisando livros didáticos de língua inglesa: um estudo comparativo sob o enfoque da abordagem cultural. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.