UEPB - Repositório Digital

Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sampaio, Michelly Melo
dc.date.accessioned 2016-03-07T17:34:46Z
dc.date.available 2016-03-07T17:34:46Z
dc.date.issued 2015-12-15
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8923
dc.description SAMPAIO, M. M. Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho apresenta um relato de uma experiência docente vivenciada pela autora, estudante do curso de licenciatura de Física da UEPB e também professora da componente curricular de Física da Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo, em Boa Vista-PB, com os alunos do segundo ano do ensino médio. Foram trabalhados conteúdos da ótica geométrica, a partir de uma abordagem problematizadora e com caráter interdisciplinar. As atividades foram realizadas em cinco momentos. O primeiro momento foi realizado em conjunto com a professora de Biologia, e nele os alunos foram estimulados a fotografar paisagens, as quais serviram de base para uma análise dos aspectos físicos e biológicos envolvidos no ato de fotografar e nas paisagens fotografadas. No segundo momento foram realizadas as intervenções didáticas em que foram discutidos os temas de Luz, Radiação Eletromagnética e os Princípios da Ótica Geométrica. O terceiro momento foi destinado à entrega das fotografias, leitura de alguns trechos de artigos acerca dos impactos ambientais e sobre a capacidade da fotografia em sensibilizar as pessoas e ainda teve inicio a problematização inicial. O quarto momento foi destinado à construção do aparato experimental, as câmaras escuras, utilizando uma atividade de apoio, com personagens de histórias em quadrinho. No quinto momento utilizou-se o quadro negro onde foram estruturados e construídos os conceitos físicos a partir de um formalismo matemático e também a resolução de alguns exercícios. Ao término do trabalho foram feitas algumas considerações a cerca da experiência vivenciada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Abordagem problematizadora pt_BR
dc.subject Ótica geométrica pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta