dc.contributor.author |
Sampaio, Michelly Melo |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-07T17:34:46Z |
|
dc.date.available |
2016-03-07T17:34:46Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8923 |
|
dc.description |
SAMPAIO, M. M. Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho apresenta um relato de uma experiência docente vivenciada pela
autora, estudante do curso de licenciatura de Física da UEPB e também professora
da componente curricular de Física da Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo,
em Boa Vista-PB, com os alunos do segundo ano do ensino médio. Foram
trabalhados conteúdos da ótica geométrica, a partir de uma abordagem
problematizadora e com caráter interdisciplinar. As atividades foram realizadas em
cinco momentos. O primeiro momento foi realizado em conjunto com a professora de
Biologia, e nele os alunos foram estimulados a fotografar paisagens, as quais
serviram de base para uma análise dos aspectos físicos e biológicos envolvidos no
ato de fotografar e nas paisagens fotografadas. No segundo momento foram
realizadas as intervenções didáticas em que foram discutidos os temas de Luz,
Radiação Eletromagnética e os Princípios da Ótica Geométrica. O terceiro momento
foi destinado à entrega das fotografias, leitura de alguns trechos de artigos acerca
dos impactos ambientais e sobre a capacidade da fotografia em sensibilizar as
pessoas e ainda teve inicio a problematização inicial. O quarto momento foi
destinado à construção do aparato experimental, as câmaras escuras, utilizando
uma atividade de apoio, com personagens de histórias em quadrinho. No quinto
momento utilizou-se o quadro negro onde foram estruturados e construídos os
conceitos físicos a partir de um formalismo matemático e também a resolução de
alguns exercícios. Ao término do trabalho foram feitas algumas considerações a
cerca da experiência vivenciada. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem problematizadora |
pt_BR |
dc.subject |
Ótica geométrica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title |
Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |