Resumo:
O presente artigo foi construído a partir da consolidação do projeto de pesquisa que teve como
propósito analisar e verificar se o jogo de xadrez pode ser usado como ferramenta pedagógica e
conteúdo para as aulas de educação física escolar, partindo da premissa que o xadrez desenvolva os
aspectos cognitivos daqueles que o praticam regularmente. Para tentar responder esta e algumas
outras perguntas que nos inquietavam, optamos por uma pesquisa bibliográfica que resultou nesse
artigo de revisão bibliográfica. Como resultado de nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma
ótima ferramenta pedagógica ao permitir que os objetivos propostos pelos parâmetros curriculares
nacionais para o ensino da educação física escolar fossem atingidos, mas acima de tudo, chegamos
à conclusão que a prática do xadrez estimula o desenvolvimento de capacidades cognitivas em curto
espaço de tempo naqueles que praticam o xadrez, proporcionando um ambiente favorável ao
desenvolvimento de múltiplas inteligências dentro de um processo ensino-aprendizagem agradável,
ratificando nossas primeiras impressões.
Descrição:
FRANÇA, C. de S.
O xadrez como ferramenta pedagógica para as aulas
de Educação Física Escolar. 2012. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.