dc.contributor.author |
França, Cristiano de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2013-06-05T18:43:25Z |
|
dc.date.available |
2013-06-05T18:43:25Z |
|
dc.date.issued |
2013-06-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/895 |
|
dc.description |
FRANÇA, C. de S.
O xadrez como ferramenta pedagógica para as aulas
de Educação Física Escolar. 2012. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo foi construído a partir da consolidação do projeto de pesquisa que teve como
propósito analisar e verificar se o jogo de xadrez pode ser usado como ferramenta pedagógica e
conteúdo para as aulas de educação física escolar, partindo da premissa que o xadrez desenvolva os
aspectos cognitivos daqueles que o praticam regularmente. Para tentar responder esta e algumas
outras perguntas que nos inquietavam, optamos por uma pesquisa bibliográfica que resultou nesse
artigo de revisão bibliográfica. Como resultado de nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma
ótima ferramenta pedagógica ao permitir que os objetivos propostos pelos parâmetros curriculares
nacionais para o ensino da educação física escolar fossem atingidos, mas acima de tudo, chegamos
à conclusão que a prática do xadrez estimula o desenvolvimento de capacidades cognitivas em curto
espaço de tempo naqueles que praticam o xadrez, proporcionando um ambiente favorável ao
desenvolvimento de múltiplas inteligências dentro de um processo ensino-aprendizagem agradável,
ratificando nossas primeiras impressões. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Roberto Coty Wanderley |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Xadrez escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
O xadrez como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |