UEPB - Repositório Digital

A experimentação problematizadora no Ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para trabalhar conceitos de termoquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Suelene Regina de
dc.date.accessioned 2016-03-08T20:14:23Z
dc.date.available 2016-03-08T20:14:23Z
dc.date.issued 2014-12-02
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8977
dc.description BRITO, S. R. de. A experimentação problematizadora no Ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para trabalhar conceitos de termoquímica. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract As atividades experimentais no Ensino de Química tem um papel importante no processo de ensino dos conceitos científicos, permitindo aos estudantes a investigação de temas científicos, sendo capaz de desenvolver nestes sujeitos competências e habilidades para a resolução de problemas práticos em seu dia a dia. O uso de experimentos no ensino médio tem sido apontado como uma boa estratégia de ensino, que se trabalhado numa perspectiva problematizadora, possibilita um ensino construtivista, tendo como foco promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve por objetivo avaliar uma proposta de ensino baseada em atividades experimentais para o ensino de termoquímica a partir de uma abordagem problematizadora com alunos do 2° ano de uma escola pública do município de Campina Grande – PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 27 alunos de uma escola publica do município de Campina Grande. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários abertos e fechados. Os resultados apontam que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem no ensino de Termoquímica, revelando que em muitos momentos este ensino não tem privilegiado a compreensão dos conceitos a partir de situações problemas. No entanto, apesar das limitações, os estudantes aprovaram a proposta de ensino executada, despertando-lhes o interesse na aprendizagem dos conceitos de termoquímica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Termoquímica pt_BR
dc.title A experimentação problematizadora no Ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para trabalhar conceitos de termoquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta