Resumo:
As atividades experimentais no Ensino de Química tem um papel importante no
processo de ensino dos conceitos científicos, permitindo aos estudantes a
investigação de temas científicos, sendo capaz de desenvolver nestes sujeitos
competências e habilidades para a resolução de problemas práticos em seu dia
a dia. O uso de experimentos no ensino médio tem sido apontado como uma
boa estratégia de ensino, que se trabalhado numa perspectiva
problematizadora, possibilita um ensino construtivista, tendo como foco
promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve por objetivo
avaliar uma proposta de ensino baseada em atividades experimentais para o
ensino de termoquímica a partir de uma abordagem problematizadora com
alunos do 2° ano de uma escola pública do município de Campina Grande –
PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. O
público alvo foram 27 alunos de uma escola publica do município de Campina
Grande. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários
abertos e fechados. Os resultados apontam que os estudantes apresentam
dificuldades de aprendizagem no ensino de Termoquímica, revelando que em
muitos momentos este ensino não tem privilegiado a compreensão dos
conceitos a partir de situações problemas. No entanto, apesar das limitações,
os estudantes aprovaram a proposta de ensino executada, despertando-lhes o
interesse na aprendizagem dos conceitos de termoquímica.
Descrição:
BRITO, S. R. de. A experimentação problematizadora no Ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para trabalhar conceitos de termoquímica. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.