Resumo:
Nos dias atuais os conhecimentos trabalhados no ensino da Química precisam
auxiliar na construção de uma visão de mundo mais articulada e menos
fragmentada, contribuindo para que o indivíduo se encontre como participante
do meio em que atua de tal forma que o aluno possa utilizar-se de seus
conceitos para interagir com o cotidiano relacionando o desenvolvimento
tecnológico aos diferentes aspectos da vida em sociedade. Muitos estudos
revelam que no Ensino de Química, os estudantes apresentam muitas
dificuldades de aprendizagem, que podem está relacionadas a diversos fatores
tais como: o estilo da aprendizagem, a capacidade do estudante para organizar
e processar as informações, a natureza da própria ciência e principalmente o
estilo de ensino adotado por muitos professores. Neste sentido, o método de
avaliação com características baseadas no modelo transmissão-recepção,
encontra-se muito presente na atualidade, contribuindo para que os estudantes
memorizem definições, leis isoladas, fórmulas, nomenclaturas, sem qualquer
relação com o contexto de vida deles, não contribuindo para promover a
alfabetização científica dos indivíduos elencada pelos documentos referenciais
curriculares nacionais na atualidade. Neste sentido, a presente pesquisa tem
como objetivo diagnosticar as dificuldades de aprendizagem que os alunos
apresentam na aprendizagem do conteúdo de tabela periódica em turmas do 1°
ano do ensino médio de uma escola pública do município de Esperança - PB.
Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O
público alvo foram duas turmas do1º do Ensino Médio, resultando num total de
48 alunos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados 2
questionários, no qual o primeiro tinha como objetivo realizar um diagnóstico do
ensino de química trabalhado na escola pesquisada e em particular no estudo
da tabela periódica. O segundo questionário tinha o propósito de avaliar o nível
de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de tabela periódica. Para
análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin
(2011) e gráficos do Excel. Os resultados apontam que os alunos apresentam
muitas dificuldades de aprendizagem de ordem conceitual frente ao conteúdo
de tabela periódica. Além disso, é possível perceber que outros fatores
provocam essas dificuldades tais como: o ensino baseado no modelo
transmissão-recepção adotado pelo professor da disciplina, a falta de espaço
físico para inclusão de novas estratégias didáticas e metodológicas, etc.
Descrição:
MARIANO, M. L. Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1º ano no ensino do conteúdo de tabela periódica: Um estudo de caso. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.