Resumo:
A legislação ambiental no Brasil obteve avanços significativos. Porém, a consciência
ambiental possui entraves. Nisto reside a importância da política de descarte de resíduos, pois
é um meio de apresentar à sociedade estratégias de gerenciamento destes resíduos. Para isso, é
necessário que a política ambiental disponha de mecanismos bem estruturados. O presente
estudo é resultado da pesquisa-ação realizada em cinco Escolas Públicas do Ensino
Fundamental e Médio, nos municípios de Campina Grande, Montadas e Arara, no estado da
Paraíba. A pesquisa teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar da rede
pública de Campina Grande e cidades circunvizinhas sobre a importância da política de
descartes dos resíduos no ambiente escolar e dos processos de reciclagem baseadas na política
dos 5Rs. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários prévios com
questões diretas, com alunos das referidas escolas, a fim de avaliar o conhecimento prévio dos
discentes sobre a temática pesquisada. Em uma etapa posterior foi realizada palestras
abordando o tema e também a apresentação de objetos construídos com materiais reciclados, a
exemplo de jogos e brinquedos. Na finalização da intervenção foi aplicado mais um
questionário estruturado, abordando questões abertas para avaliação do que foi transmitido no
espaço escolar sobre Educação Ambiental, descarte dos resíduos sólidos no ambiente escolar,
reciclagem, Coleta Seletiva e a política dos 5RS (Repensar, Reciclar, Recursar, Reduzir e
Reutilizar). O projeto obteve aceitação por parte das comunidades trabalhadas, principalmente
em relação aos alunos, que durante o processo de execução demonstraram interesse em
participar de todas as etapas, ouvindo com atenção e trazendo perguntas para esclarecer suas
dúvidas e interagindo para melhor compreensão do que estava sendo proposto. Assim, nota-se
que a pesquisa-ação obteve resultados positivos quanto à sensibilização dos estudantes sobre
as questões ambientais, bem como, as formas de descarte e as possibilidades de transformação
(reciclagens) dos resíduos gerados dentro da escola.
Descrição:
SILVA, E. C. da. Sensibilização da comunidade escolar de alguns municípios paraibanos em relação ao descarte de resíduos sólidos gerados nas escolas. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.