Resumo:
De acordo as pesquisas em Ensino de Química, a grande desmotivação
apresentada pelos estudantes em relação ao Ensino de Química, dá-se em muitos
casos, pela falta de estratégias didáticas que sejam destinadas a motivar o processo
de ensino-aprendizagem, minimizando alguns obstáculos que impedem a
compreensão dos conteúdos químicos e sua aplicação no contexto sociocultural dos
estudantes. Nesse sentido, a utilização de atividades lúdicas tem se apresentado
como um recurso didático de apoio para auxiliar o processo de construção do
conhecimento sendo capaz de despertar interesse e motivação nas aulas de
Química. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de
construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e
vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os
aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de
crônicas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de
ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Este trabalho tem como objetivo
construir e avaliar uma proposta didática baseada na utilização de crônicas para o
conteúdo de eletroquímica com alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio de
uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. Trata-se de uma pesquisa
ação de natureza qualitativa. O público alvo do estudo foram 30 estudantes. Como
instrumento de coleta de dados foi aplicado uma escala de Likert contendo
dezesseis questões que apresenta um grau de concordância ou discordância em
relação às afirmações avaliadas. Os dados coletados foram expressos em gráficos,
interpretados e analisados á luz do referencial teórico do objeto de estudo. Os
resultados revelam que a introdução da crônica para o estudo de eletroquímica foi
bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde
uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso
didático, ajudaram no entendimento do conteúdo químico, assim como na melhoria
da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e
envolvente. Desta forma a utilização das crônicas evidenciou-se como uma
estratégia de ensino que contribuiu para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, assim evidenciando que a utilização de materiais didáticos desta
natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da
aprendizagem dos conteúdos de Química.
Descrição:
CALIXTO, C. D. Utilização de crônicas como recurso didático auxiliar para o ensino de eletroquímica. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.