UEPB - Repositório Digital

Utilização de crônicas como recurso didático auxiliar para o ensino de eletroquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Calixto, Claudiana Dantas
dc.date.accessioned 2016-03-08T20:15:11Z
dc.date.available 2016-03-08T20:15:11Z
dc.date.issued 2015-12-14
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8983
dc.description CALIXTO, C. D. Utilização de crônicas como recurso didático auxiliar para o ensino de eletroquímica. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract De acordo as pesquisas em Ensino de Química, a grande desmotivação apresentada pelos estudantes em relação ao Ensino de Química, dá-se em muitos casos, pela falta de estratégias didáticas que sejam destinadas a motivar o processo de ensino-aprendizagem, minimizando alguns obstáculos que impedem a compreensão dos conteúdos químicos e sua aplicação no contexto sociocultural dos estudantes. Nesse sentido, a utilização de atividades lúdicas tem se apresentado como um recurso didático de apoio para auxiliar o processo de construção do conhecimento sendo capaz de despertar interesse e motivação nas aulas de Química. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de crônicas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Este trabalho tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática baseada na utilização de crônicas para o conteúdo de eletroquímica com alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza qualitativa. O público alvo do estudo foram 30 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado uma escala de Likert contendo dezesseis questões que apresenta um grau de concordância ou discordância em relação às afirmações avaliadas. Os dados coletados foram expressos em gráficos, interpretados e analisados á luz do referencial teórico do objeto de estudo. Os resultados revelam que a introdução da crônica para o estudo de eletroquímica foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento do conteúdo químico, assim como na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Desta forma a utilização das crônicas evidenciou-se como uma estratégia de ensino que contribuiu para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, assim evidenciando que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos de Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Crônicas pt_BR
dc.subject Eletroquímica pt_BR
dc.title Utilização de crônicas como recurso didático auxiliar para o ensino de eletroquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta