UEPB - Repositório Digital

Análise dos livros de Química do PNLEM para o conteúdo de ligações químicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Fabrícia de Lima
dc.date.accessioned 2016-03-08T20:24:20Z
dc.date.available 2016-03-08T20:24:20Z
dc.date.issued 2015-12-11
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9008
dc.description BARBOSA, F. de L. Análise dos livros de Química do PNLEM para o conteúdo de ligações químicas. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo do processo histórico o livro didático aparece no cenário da educação no Brasil com uma das principais ferramentas de apoio aos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Em muitos casos, o material didático acaba sendo o único recurso que os alunos possuem para ter acesso ao conhecimento. Por esta razão, é necessário que o professor de Química saiba analisar o livro a partir de critérios que contribuem para eleger um bom livro didático de Química. Os critérios avaliados e divulgados pelo MEC através do PNLEM (Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio) para validação, eliminação e classificação das obras, são organizados em critérios comuns e específicos para cada área. A presente pesquisa de caráter descritivo e exploratório objetivou analisar como os livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM 2012 apresentam o conteúdo de Ligações Químicas. Para a análise das cinco obras selecionadas pelo PNLEM 2012, utilizaram-se os critérios estabelecidos pelo trabalho de Santos (2006) que analisou as obras a partir de oito categorias: Imagens presentes (aspectos visuais); aspectos gráficos, editoriais e textuais, linguagem, atividades experimentais, aspectos históricos, aspectos sociais, contextualização do conteúdo, conteúdo químico e abordagem metodológica. Os resultados revelaram que das cinco obras analisadas, apenas uma se aproximou dos critérios estabelecidos para um ensino adequado do conteúdo de ligações químicas a partir das perspectivas descritas pelos documentos referenciais curriculares e das pesquisas acadêmicas em Ensino de Química do Brasil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ligações químicas pt_BR
dc.title Análise dos livros de Química do PNLEM para o conteúdo de ligações químicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta