Resumo:
Ao longo do processo histórico o livro didático aparece no cenário da educação
no Brasil com uma das principais ferramentas de apoio aos professores e
alunos no processo de ensino aprendizagem. Em muitos casos, o material
didático acaba sendo o único recurso que os alunos possuem para ter acesso
ao conhecimento. Por esta razão, é necessário que o professor de Química
saiba analisar o livro a partir de critérios que contribuem para eleger um bom
livro didático de Química. Os critérios avaliados e divulgados pelo MEC através
do PNLEM (Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio) para
validação, eliminação e classificação das obras, são organizados em critérios
comuns e específicos para cada área. A presente pesquisa de caráter
descritivo e exploratório objetivou analisar como os livros didáticos de Química
aprovados pelo PNLEM 2012 apresentam o conteúdo de Ligações Químicas.
Para a análise das cinco obras selecionadas pelo PNLEM 2012, utilizaram-se
os critérios estabelecidos pelo trabalho de Santos (2006) que analisou as obras
a partir de oito categorias: Imagens presentes (aspectos visuais); aspectos
gráficos, editoriais e textuais, linguagem, atividades experimentais, aspectos
históricos, aspectos sociais, contextualização do conteúdo, conteúdo químico e
abordagem metodológica. Os resultados revelaram que das cinco obras
analisadas, apenas uma se aproximou dos critérios estabelecidos para um
ensino adequado do conteúdo de ligações químicas a partir das perspectivas
descritas pelos documentos referenciais curriculares e das pesquisas
acadêmicas em Ensino de Química do Brasil.
Descrição:
BARBOSA, F. de L. Análise dos livros de Química do PNLEM para o conteúdo de ligações químicas. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.