Resumo:
As crianças tornam-se cada vez mais sedentárias, incentivadas pelos avanços
tecnológicos, o aumento do tempo gasto assistindo televisão, e o pouco de atividade
física realizadas em quantidades e intensidade insuficientes, permanecendo a maior
parte de seu tempo em atividades de baixa intensidade.A melhor forma de tentar
combater essa realidade é começar a mudar o estilo de vida das nossas crianças, e nada
melhor que a escola para transmitir o conhecimento e a prática de atividade física desde
cedo, para evitar problemas de saúde mais adiante.Este estudo teve como objetivo
analisar e discutir a pratica de atividade física no ambiente escolar numa perspectiva de
uma vida ativa e saudável. Participaram do estudo 30 crianças, entre 10 e 12 anos de
idade, de ambos os sexos, de uma escola particular da cidade de Campina GrandePB;que
foram divididas em dois grupos, o grupo 1 (alunos que estudam no turno da
manha) e grupo 2(alunos do turno da tarde). O instrumento utilizado foi o Questionário
PAQ-C, que investiga o nível de atividade física de crianças e adolescentes nos sete dias
anteriores ao preenchimento do questionário, envolve questões sobre a prática de
atividades físicas na escola, tempo de lazer e assistência á televisão. Foi possível
verificar que em nenhum dos grupos, houve classificação nos escores ativo e muito
ativo; permanecendo entre os escores muito sedentário (G133,3% e G2 6,6%),
sedentário (G1 6,6% e G2 40%), moderadamente ativo (G1 20% e G2 53, 3%). Os
resultados mostraram uma media de assistirTv para o grupo 1 de 4,2 horas por dia, e
para o grupo 2, e uma media de 4 horas.Desejamos uma instituição escola que seja
capaz de orientar o indivíduo para a vida, mostrando-lhe os caminhos para a cidadania e
dando-lhe o referencial necessário para que possa, com sabedoria, zelar pela sua saúde e
bem-estar.
Descrição:
NASCIMENTO, S. R. R. do. Educação Física Escolar na perspectiva de uma vida ativa e saudável. 2015. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.