Resumo:
Em face às novas teorias de gestão e aos avanços tecnológicos, a terceirização é considerada uma ferramenta estratégica de competitividade que vem sendo, cada vez mais, utilizada no serviço público (FUJITSU, 2007). Nesta concepção, alguns autores, tais como Di Pietro (2012) e Queirós (2008), tratam sobre o assunto, observando os efeitos que a terceirização pode alcançar, resultando num melhor desempenho organizacional e, consequentemente, do negócio. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a decisão pela terceirização e o desempenho das empresas sob o perfil do operador, a partir do modelo Eknowtion (2015). Com base nas teorias foi feita uma pesquisa de campo em órgãos públicos na cidade de Campina Grande – Paraíba. Para a obtenção dos resultados levou-se em consideração os fatores que influenciam sobre a decisão de terceirizar serviços, a fim de encontrar seus benefícios. O fator Estratégia foi destacado como o de maior relevância no processo decisivo. A pesquisa segue uma abordagem quantitativa, por meio de questionário, onde houve o preenchimento pelos terceirizados, com levantamento de dados, baseados na escala tipo Likert (DOANE, SEWARD, 2008).
Descrição:
MEDEIROS NETA, J. B. de. Benefícios da terceirização de serviços: estudo de caso em órgãos públicos em Campina Grande - PB. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]