Resumo:
O presente estudo pautou-se pelo objetivo principal de identificar as estratégias utilizadas
pelos principais bancos comerciais do país em Campina Grande – PB para fidelizar seus
clientes pessoa física. Neste sentido foi realizado um estudo exploratório-descritivo, que
utilizou como meio, pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, desenvolvido sob a
perspectiva quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma enquete,
aplicada a uma amostra não probabilística por acessibilidade dos gerentes pessoa física de
agências dos principais bancos comerciais, públicos e privados, instalados na cidade em
questão. Os resultados apontam que as estratégias de fidelização utilizadas pelos bancos
pesquisados, baseiam-se sobretudo, em aspectos que visam a personalização dos serviços,
conforto e agilidade no atendimento de suas necessidades, o que ocorre por meio da
acessibilidade e segmentação dos clientes. Contudo, conclui-se que diversificação de produtos
e serviços; expansão; qualificação do quadro de pessoal e foco no cliente, como sendo fatores
determinantes para a longevidade e lealdade na relação com os clientes, cativando-os e
encantando-os, a causando superação de suas expectativas e mantendo-os fiéis.
Descrição:
PORTO, C. M. G. Estratégias de fidelização dos clientes pessoa física dos principais bancos comerciais de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]