UEPB - Repositório Digital

Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Cícera Aline Jardelino da
dc.date.accessioned 2016-03-15T11:36:43Z
dc.date.available 2016-03-15T11:36:43Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9099
dc.description Silva, C. A. J. da. Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Em meados de 1960 Hans Robert Jauss se torna o percursor de uma nova forma de tornar as aulas de literatura mais envolvente. Que ficou conhecida mais tarde como Estética da Recepção ou método recepcional. O método busca mudar a historiografia da literatura tendo como foco o leitor e sua recepção ao texto literário. Esse contato do leitor com o texto tem que ser o mais dinâmico possível, trazer para a sala de aula vídeo, filme, música entre outros recursos audiovisuais incentiva a participação do alunado. O objetivo aqui está além de mostrar a contextualização histórica da obra literária, o sentido literário tem que ser construído, o leitor de acordo com o seu conhecimento tem que ser instigado a participar, trazendo assim para a obra um caráter mais afetivo e social. Neste trabalho, pretendo trazer uma experiência vivida em uma turma de ensino médio em que a obra do autor modernista Vinicius de Moraes foi usada para mostrar que é possível desenvolver uma sequência mais envolvente nas aulas de literatura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Barbosa Justino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject Estética da Recepção pt_BR
dc.subject Texto Literário pt_BR
dc.title Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta