dc.description.abstract |
Esse trabalho se trata da literatura espanhola, sobre a posição feminina na sociedade, tem por objetivo analisar a obra “A praça do diamante” de Mercè Rodoreda, a respeito da personagem Natalia, na sociedade espanhola no período da Guerra Civil espanhola, ressaltando a imagem feminina desde a posição de filha a esposa. Na procura de autonomia, a mulher se casa, imaginando em adquirir a independência, das tradições patriarcais, mas permanece na obediência de todos os desejos do esposo, passando a ser somente mãe, dona do lar e produto sexual, apenas conquistando o direito de liberdade, após a Guerra Civil Espanhola. No geral estes aspectos que apresentam a obra de Rodoreda formar-se o objeto desde estudo. Dentro do corpus bibliograficos da “crítica literária feminina” como nas obras de Bonnici (2005) Zolin, (2009), Culler (1997), Funck (1994), Schneider (2008), A revista MUY, Interessante Historia. 003. – Franquismo (2006) e Jaime (2000). Estes autores nos deram suporte teórico para indica a maneira que ocorreu a busca permanente da figura feminina pela a real posição de igualdade e seus poderes legítimos diante da sociedade assustada e submissa. A análise revela a descrição da submissão de Natalia, trazendo o conhecimento sobre as variadas formas de tratamento da mulher em uma época de política direcionado à guerra. No começo da obra a esposa se apresenta apreendida aos desejos do marido não tendo liberdade de expressão; após a guerra, essa imagem se modifica, ela passa a ser tratada com dignidade, não mais como objeto, consegue pouco a pouco a construir sua liberdade. No entanto, o objetivo principal do nosso trabalho, na obra A Praça do Diamante, de Mercè Rodoreda, focalizando a descrição da submissão da mulher na personagem Natalia. |
pt_BR |