Resumo:
O presente trabalho surgiu a partir de reflexões sobre a formação inicial docente, a qual
deve ser oferecida nos cursos de licenciatura. Durante o curso, os docentes (alunosprofessores)
tem a oportunidade de conciliar a teoria estudada com a prática em sala de
aula através da disciplina de Estágio Supervisionado (ES), mas algumas vezes o
andamento da disciplina não ocorre como planejado, deixando lacunas que prejudicam
os alunos de letras. Com base neste fato e na tentativa de comprovar as reais
contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na
carreira de um docente, procuramos responder o seguinte questionamento: De que
forma os graduandos bolsistas do PIBID avaliam a relação entre este programa e sua
formação inicial docente? Para a obtenção de tal resposta, foi feito um estudo de caso
com a aplicação de um questionário sociocultural, seguido de uma entrevista gravada
com 6 questionamentos com uma participante do PIBID de codinome Laura. O
Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) apoiado por Bronckart (2009) e Machado (2009),
foi utilizado para a análise da fala através das categorias de análisemodalizações.
Tratando da importância sobre a construção identitária na formação
inicial do docente, incluímos Pimenta e Lima (2011). Quanto a abordagem sobre a
prática reflexiva do professor, ancoramos Perrenoud (2002), Fávero e Tonieto (2010). O
resultado da nossa pesquisa foi satisfatório, visto que, baseado nos modalizadores
apreciativos que foram mais recorrentes, percebemos o grau de satisfação da docente
em participar do PIBID. E através de suas reflexões foi possível perceber tamanha
mudança em sua visão sobre a prática docente. Foi comprovado que o PIBID contribuiu
de forma imensurável para a vida acadêmica e pessoal da entrevistada, considerando o
contexto teórico e prático da formação docente.
Descrição:
Araújo, M. J. de M. Um olhar interacionista sociodiscursivo sobre o PIBID: contribuições para a construção identitária do professor de língua inglesa. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.