Resumo:
Este trabalho enfoca o conceito de competência comunicativa e a capacidade de um indivíduo se comunicar em uma língua compreendendo o conjunto de suas quatro principais competências (gramatical, sociolinguística, discursiva e estratégica), buscando explicar em um capítulo claro o aporte teórico desta e de cada um destes subcomponentes, assim como a importância deste conceito no ensino de línguas estrangeiras, demonstrando isto através de propostas de atividade e exemplos práticos. Passados alguns anos desde os primeiros estudos sobre competência comunicativa e sua importância no ensino, no caso, de uma língua estrangeira, ainda hoje há alguns erros nesta e dificuldades de reais propostas de atividades para sanar isto. Neste trabalho usaremos estudos de autores como Cenoz Iragui (2005), Martín Peris (200X) e Santos Gargallo (2010) para fortalecer o ponto de vista teórico acerca da competência comunicativa desde seus princípios e disto partir para propostas de atividade. Acreditamos que com isto mostraremos de fato como a competência comunicativa e seus subcomponentes enfocados aqui são fundamentais para o processo de aprendizagem de um aluno de língua estrangeira, e como é importante que sejam bem utilizadas chegar a eficácia do aprendizado.
Descrição:
Egito, L. A. do. Competência comunicativa: teoría y funcionalidad. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.