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Ao considerarmos a realidade escolar pública no Brasil, sabe-se que inúmeras dificuldades
são enfrentadas por professores de Língua Inglesa (LI) referente a propostas de ensino que
objetivem o desenvolvimento de habilidades linguísticas e produções de gêneros textuais que
geralmente não são trabalhadas devido a determinados fatores, quais sejam: carga horária
reservada para o ensino de LI reduzida; salas superlotadas e falta de preparação de alguns
professores para desenvolver trabalhos inovadores. Ademais, em alguns casos, o ensino da
literatura visando à produção de gêneros textuais não faz parte do planejamento de ensino de
LI de alguns professores. Partindo disto, tendo como base alguns desafios vivenciados durante
a aplicação de um projeto realizado por graduandos do curso de Letras-Inglês da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB) bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência (PIBID) em uma turma de ensino fundamental II, desenvolvemos esta pesquisa
caracterizada como um estudo de caso com o objetivo geral de investigar sobre os fatores que
influenciam no trabalho docente baseado em gêneros textuais (conto literário e peça teatral de
fantoches) com apoio de uma Sequência Didática (SD), em uma turma de ensino fundamental
de uma escola pública localizada no município de CG/PB. Para alcançar o nosso objetivo de
pesquisa, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar quais fatores
interferem no trabalho docente com base na produção de gêneros textuais em LI; (ii) avaliar
de que forma ocorre essa interferência; e (iii) classificar de que forma esses fatores interferem
neste processo, seja positiva ou negativamente. Como aporte epistemológico, versamos sobre
teorias relacionadas: (i) aos gêneros textuais com os PCNs (BRASIL, 1998) do ensino
fundamental e Celani (2009); (ii) à proposta de ensino-aprendizagem de LI por meio de
gêneros textuais através da SD com Dolz et.al (2004), Fiorin (2006), Pinto (2007),
Marchuschi (2008) e Beato-Canato e Cristóvão (2012); (iii) à proposição do ensino de LI
através de textos literários na perspectiva de produção de gêneros textuais segundo Aebersold
e Field (1997) e Batista (2012) e; (iv) aos fatores que devem ser considerados no processo de
ensino- aprendizagem de LI e produção de gêneros textuais para Harmer (1983), Williams e
Burden (1997) e Brown (2007). Em conclusão a esta pesquisa, verificamos três fatores que
contribuem para dificultar o processo de ensino-aprendizagem da LI com gêneros textuais,
quais sejam: faixa etária, motivação e nível linguístico. Devido a esta realidade, apresentamos
resultados parcialmente positivos quanto ao ensino e aprendizagem dos conteúdos propostos,
uma vez que alcançamos a produção de apenas um dos gêneros textuais objetivados no
projeto. |
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