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Identidade docente: uma análise das crenças de professores em formação inicial

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dc.contributor.author Silva, Maria Creusa de Mello
dc.date.accessioned 2016-03-15T11:51:15Z
dc.date.available 2016-03-15T11:51:15Z
dc.date.issued 2014-12-12
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9125
dc.description Silva, M. C. de M. Identidade docente: uma análise das crenças de professores em formação inicial. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Segundo Luz (2006), o conhecimento e o entendimento das crenças são fundamentais para que o aluno-professor não se torne um mero repetidor de modelos, mas sim, um conhecedor de caminhos diversos, consciente para fazer escolhas entre eles. Considerando a importância de se investigar as crenças de professores em formação inicial, nesta pesquisa serão abordados aspectos concernentes à construção identitária docente durante o processo de formação docente e se dará através da análise das crenças de professores em formação. A fim de responder alguns questionamentos acerca das influências que as crenças exercem na formação identitária docente, o presente estudo tem como objetivos: i) Investigar as crenças de professores em formação, do 6º período do Curso de Letras – Habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acerca da formação docente; e ii) Analisar as implicações dessas crenças para a formação da identidade profissional dos professores investigados. Como suporte teórico, utilizamos as contribuições de Abrahão (2006) e Barcelos (2006), que tratam do ensino e aprendizagem de línguas com foco em crenças, bem como Oliveira e Gomes (2003), com estudos relacionados à formação identitária docente. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, por se tratar de um grupo de pessoas, descritiva, interpretativista, de cunho qualitativo, visto que conta com a descrição dos dados, mediante as reflexões dos alunos-professores investigados, à medida que serão analisados interpretativamente, a partir dos dados contextuais da pesquisa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários com questões abertas. A partir dos resultados, concluímos que as crenças exercem influência na construção identitária docente e possuem um papel fundamental no construto da prática docente dos alunos-professores. No caso dos participantes desta pesquisa, as crenças demonstram que os professores em formação que já lecionam estão preocupados em aprimorar suas práticas, tendo o estágio como fonte de reflexão e auto-crítica na reformulação de novas crenças. Para os alunos que estão tendo o primeiro contato com a sala de aula, as crenças se mostraram determinantes nas futuras escolhas profissionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kaline Brasil Pereira Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Crenças pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Construção Identitária pt_BR
dc.title Identidade docente: uma análise das crenças de professores em formação inicial pt_BR
dc.type Other pt_BR


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