Resumo:
Os gêneros textuais são ferramentas importantes para o desenvolvimento da
comunicação, escrita ou oral, em todos os meios de comunicação, pois, sempre que
falamos algo usando a linguagem verbal ou não verbal, partimos do suporte de um
gênero textual. Nas aulas de Língua Estrangeira, sobretudo no contexto de
aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), todo o processo de
aprendizagem deve ter uma intenção comunicativa, pois, o aluno deve aprender a língua
para usá-la em contextos reais da comunicação, e é tarefa do professor planejar aulas
baseadas no método comunicativo da língua. Dessa forma, o estudante tem um papel
fundamental na aprendizagem, além disso, o professor tem a função primordial de
elaborar aulas que gerem uma aprendizagem comunicativa. Baseados na premissa do
enfoque comunicativo nas aulas de E/LE, esta pesquisa tem o objetivo de discutir o
tema dos gêneros textuais aplicado nas aulas de E/LE, sob os postulados da Linguística
Aplicada para Línguas Estrangeiras, assim como a funcionalidade e a importância das
tirinhas nas aulas de E/LE para desenvolver as competências comunicativas da língua, e
refletir sobre o papel do professor neste processo de ensino e aprendizagem através da
criação de uma sequencia didática pensada para o ensino médio no Brasil. E para
discutir a maneira como os gêneros podem ser incorporados à prática escolar, temos por
base as ricas contribuições teóricas dos especialistas Bakhtin (2003) e suas
considerações sobre a análise do discurso, Cassany (1999) com respeito a escrita do
espanhol em língua estrangeira e Marcuschi (2007) sobre os gêneros textuais. Vamos
trazer também uma proposta de escrita criativa, pois, entendemos que o ensino da língua
a partir dos gêneros que a compõem é uma maneira divertida e facilitadora no processo
de aprendizagem do espanhol como segunda língua.
Descrição:
Souza, V. B. Los cómics en las clases de español como lengua extranjera: una propuesta de escritura creativa. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.