Resumo:
Perceber como a cultura africana se constitui em um elemento na construção identitária do
Brasil é um dos aspectos primordiais no processo de conscientização acerca do lugar que o
negro deve ocupar no espaço social do projeto de nação, pois suas contribuições culturais
favoreceram o fortalecimento da identidade nacional. Nesse sentido, este estudo reflete acerca
do candomblé enquanto elemento de significação social do personagem Pedro Archanjo na
obra Tenda dos Milagres (1969) de Jorge Amado; para tanto, analisa sociologicamente a
presença da religiosidade para além dos rituais simbólicos e observa como a vivência do
personagem reafirma as noções de pertencimento social e mestiçagem através de sua
consciência crítica e seu conhecimento. É um trabalho que tem como base teórica, dentre
outros, os estudos de Prandi (2001), os quais lançam luz sobre a importância da
multiplicidade étnica trazida pelos negros no período da colonização, bem como o conceito de
identidade colocado por Hall (2008); (2003) para quem a construção identitária se faz num
processo intenso de hibridização, fator pertinente no discurso do personagem, ao perceber o
candomblé como processo de (re)definição cultural negra. Assim sendo, o trabalho tenciona
refletir como essa manifestação cultural contribui para a formação do conceito de identidade
apresentado pelo personagem além de perceber a maneira como esse fato se constrói em um
elemento de resistência e significação social dentro da narrativa.
Descrição:
Santos, A. S. dos. O candomblé em pauta: uma análise da representação social do personagem Pedro Archanjo, na obra Tenda dos milagres, de Jorge Amado. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.