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O ensino sistemático da escrita é um estudo relativamente novo, tendo em vista que
antes o texto era visto como objeto de uso e não de ensino-aprendizagem da língua.
Atualmente ainda há reflexo da antiga prática de ensino, já que a prática da
produção textual quando acontece, por muitas vezes só ocorre na nomenclatura que
é usada para maquiar o ensino da antiga redação, escrita considerada sem função
por não ultrapassar os muros escolares. No âmbito do ensino da produção textual, o
objeto de estudo da presente pesquisa problematiza a forma como se empreende tal
ensino de escrita numa turma de 6ºano do Ensino Fundamental II da rede pública do
município de Queimadas. Objetiva-se investigar como a professora colaboradora
trabalha a escrita em sala de aula, de modo a analisar os problemas resultantes
dessa prática para o letramento dos alunos e visa-se a verificar se a educadora
trabalha os gêneros textuais nas diversas situações sociocomunicativas ou se
reproduz o ultrapassado ensino de redação. A pesquisa baseia-se nos estudos de
alguns representantes da Linguística Textual e Aplicada, a exemplo de Antunes
(2003), Bunzen (2006), Francelino (2011), Ferraz (2010), Reinaldo (2001), Prestes
(2001), Leite (2012), Geraldi (2003) dentre outros. |
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