Resumo:
O seguinte artigo pretende enfatizar a importância da imagem como recurso utilizado nas
aulas de E/LE no ensino médio. Com a finalidade de desenvolver critérios que possam
detalhar, ou até mesmo inspirar alguns docentes a inserir essa metodologia e a partir dela,
tornar as aulas desta língua estrangeira mais interessante, despertando maior interesse nos
alunos em estudá-la, além de desenvolver a criatividade e a interação entre eles. Levando em
conta a utilização de imagens, esse projeto propõe obras do pintor espanhol Salvador Dalí,
disponibilizando ao aluno o contato com esta estratégia de ensino como também conhecer, um
pouco mais sobre o país alvo da língua meta, levando em conta o de sua língua materna em
alguns aspectos, entre eles: sociais e culturais. Algumas ideias de atividades serão lançadas
para proporcionar um bom trabalho em sala de aula. Para que isso ocorra, sugerimos como
metodologia de ensino que o professor faça uma seleção das imagens antes de utilizá-las em
sala de aula, porque um tema proposto para uma série, poderá não ser adequado para uma
série seguinte, ou até mesmo, em um grupo distinto de alunos, portanto, foram propostas uma
imagem para cada série do ensino médio de E/LE.
Descrição:
Lucidio, L. A. La imagen y la enseñanza de E/LE: una análise en las obras de Salvador Dali. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.