dc.description.abstract |
Considerando aspectos do aprendizado da Língua Inglesa (LI), baseado em uma abordagem
no estudo dos gêneros textuais com foco no gênero leaflet (panfleto), esse trabalho tem como
objetivo mostrar a importância do ensino de uma Língua Estrangeira (Inglês) através da
aplicação de uma sequência didática (SD), além de analisar e discutir, de modo geral,
considerações sobre o ensino-aprendizagem da habilidade de escrita em LI. A pesquisa
constitui um estudo de caso, por estudar um grupo específico (RAMPAZZO, 2002), sendo os
dados coletados a partir da disciplina de Estágio Supervisionado IV. A SD foi preparada a
fim de trabalhar a habilidade escrita em LI, através do gênero leaflet, e foi aplicada em uma
turma do 1° ano do ensino médio, em uma escola pública de Campina Grande – PB. Para
desenvolver esse trabalho, tivemos como base teórica os PCNs (Brasil, 1998), Marcuschi
(2008) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). Acreditamos que uso de uma SD é uma
ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, uma vez que a
produção do gênero leaflet foi efetuada de maneira satisfatória pelos alunos, percebendo-se a
relevância que há no desenvolvimento das competências de aprendizagem através de gêneros
textuais. Concluímos que esse trabalho é importante para professores, e alunos dos cursos de
graduação em línguas, por mostrar como o uso de SD pode auxiliar o desenvolvimento do
ensino-aprendizagem de escrita de Língua Estrangeira, caracterizando-se como uma
importante ferramenta para o ensino, sistematicamente organizada em etapas, permitindo uma
melhor avaliação no grau de aprendizagem do aluno. |
pt_BR |