Resumo:
O cânone representa um rótulo valorativo que diferencia a obra literária que se quer evidenciar. É uma
espécie de conceito, que se formula no contexto literário e define se uma obra será imprescindível à
cultura universal, ou não. Dessa forma, é possível entender que a escolha de uma obra, para que se
configure como canônica, prejudica a circulação e o conhecimento de novos autores, sobretudo quando se
tomam, como observação, os escritores regionais, estes renegados pela grande mídia. Os escritores
nordestinos ocupam pouco espaço midiático, são apartados dos grandes centros, e relegados à obscuridade
gerada pela grande mídia. Esta se encontra sempre pronta para servir a interesses de grupos capitalistas
bem consolidados, os quais determinam grande parte das formas de entretenimento e comportamento dos
sujeitos sociais, sedentos por cultura pré-fabricada. O presente trabalho pretende discutir as dificuldades
de divulgação enfrentadas por escritores nordestinos que figuram à margem do cânone literário brasileiro,
identificando os principais obstáculos enfrentados por esses autores, na consolidação de sua obra, como
também verificar a ajuda (ou não) da mídia, na divulgação dessas obras não canônicas. A escolha pelo
estudo dos escritores nordestinos pouco reconhecidos deu-se pelo fato de haver muita coisa a ser lida e
estudada, de boa qualidade, que se mantém escondida, e é preciso criar mecanismos que possam dar
espaço a esses autores, para que suas obras cheguem ao mercado livreiro. Como embasamento teórico
deste trabalho foram utilizados os seguintes autores: Chartier (1998), Costa (2013), Darnton (2010), entre
outros.
Descrição:
Lucena, A. R. M. Escritores na penumbra: dificuldades de divulgação de sua obra, num mundo tecnológico. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.