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A todo o momento, estamos em contato com textos e os utilizamos para nos comunicar.
Estes fazem parte dos mais variados gêneros que circulam na sociedade de acordo com
a situação comunicativa. Desse modo, é de grande relevância trabalhá-los dentro do
âmbito escolar. Assim, escolhemos dar um enfoque maior aos gêneros charge e tirinha,
pois estes estão cada vez mais presentes em concursos e vestibulares. Estas, dentre
outras razões, levam-nos a deduzir que o corpo discente deve estar familiarizado com
gêneros de circulação social desde cedo. No espaço da sala de aula, as tirinhas e as
charges devem estar na ordem do dia. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo
geral analisar e discutir de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa do
ensino fundamental abordam os gêneros charge e tirinha. Diante disto, o nosso objetivo
específico é investigar qual material didático estudado aborda esses gêneros de forma
adequada, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos perante
gêneros textuais. Mediante uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo,
selecionamos três coleções de livros didáticos de autores distintos de Língua Portuguesa
do 6° ao 9° ano que estiveram e estão nas salas de aula do ensino fundamental da rede
pública. A partir destes, fizemos uma comparação entre os materiais, evidenciando qual
deles aborda os gêneros charge e tira de forma mais adequada para a formação de um
leitor e cidadão crítico. Para embasar a nossa análise, utilizamos como aporte teórico
documentos oficiais (PCN e OCEM), além das abordagens dos seguintes autores:
Marcuschi (2005, 2008);Schneuwly & Dolz (2004); Geraldi (2006); Bakhtin (1997);
Garcia (2005); Dionísio (2005) e Romualdo (2000), dentre outros. |
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