Resumo:
Dominique Maingueneau - professor de Linguística da Universidade de Amiens,
pesquisador de fenômenos da enunciação e do discurso - em seus estudos, apresenta uma
concepção de ethos distinta e construída a partir da concepção retórica de Aristóteles,
correspondente à imagem construída e incorporada pelo enunciador no e pelo discurso,
constituindo o que ele denominou de ethos discursivo. Corroborando com esse ponto de
vista, esta pesquisa tem como objetivo analisar o ethos discursivo masculino no discurso
de publicidades de cuecas, verificando como se constrói esse ethos e examinando as
cenas de enunciação que são implicadas pelo discurso publicitário. Considerando o
discurso como prática de linguagem, que se materializa em textos, temos as seguintes
questões problema desta pesquisa: Como se constitui o ethos discursivo masculino em
publicidades que divulgam a vestimenta íntima usada pelo homem? Como a sua
identidade de gênero está sendo representada na mídia publicitária? Para isso, refletimos
sobre qual(is) imagem(ns) masculina é(são) construída(s) em tal discurso, partindo da
hipótese de que as publicidades de cuecas apresentam um discurso que se apodera de uma
imagem masculina inalterável que ultrapassa os anos, instituindo uma incorporação de
estereótipos socialmente padronizados de sexualidade masculina, cujo homem é
representado como o sexo viril e dominador, criando, através do ethos discursivo e das
cenas de enunciação, as condições de produções dos efeitos de sentido para a construção
do discurso publicitário. Nesta investigação, é privilegiada a pesquisa descritiva analítica
de caráter qualitativo, se tratando de um estudo comparativo que explora características
que só podem ser descritas discursivamente. Para análise do corpus, foram coletadas e
selecionadas algumas publicidades de cuecas das marcas Mash e DuPont, publicadas nos
anos de 1979 a 2014, veiculadas na mídia impressa virtual. Buscamos fundamentos
teóricos na Análise do Discurso de linha francesa (ethos discursivo, cenas da enunciação,
formação discursiva, memória social, interdiscurso e silêncio), em estudos sobre o gênero
do discurso publicidade, e sobre sexualidade, e representações do gênero masculino na
mídia. Partimos de leituras efetuadas em Maingueneau (1997, 2005, 2008, 2011),
Pêcheux (1999), Foucault (1985), Orlandi (2005, 2007), Fernandes (2005), Aranha (2009,
2012, 2014), Amossy (2011), Malanga (1979), Pinto (1997), Bourdieu (2010), Grilardilucena
e Oliveira (2008), Kellner (2011), Welzer-Lang (2004), entre outros. A nossa
pesquisa constata que a construção do ethos discursivo masculino no discurso publicitário
apresenta uma imagem “encarnada” de homem, que ressalta a sexualidade do seu gênero,
atendendo a estereótipos sociohistoricamente construídos pela memória social de cada
época, correspondendo a uma evolução de concepções socioculturais e históricas do
gênero e da sexualidade masculina.
Descrição:
Silva, J. N. Que imagem o discurso constrói de mim? O Ethos masculino nas publicidades de cuecas. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.