Resumo:
O acesso ao texto publicitário, que objetiva anunciar/vender produtos relacionados ao
erotismo/ao sensual, permite a constatação da presença recorrente do preto e do vermelho
como cores que expressam sentidos específicos na cultura do humano. Em meio a um
contexto de realização da peça publicitária que associa a figura da mulher, o sensual e o
sexual, questionamos: De que forma o preto e vermelho influenciam na construção de
sentidos neste entorno pragmático em catálogos de lingerie da empresa DeMillus? Partimos
da hipótese de que o preto e vermelho influenciam na construção do sentido erótico nas
publicidades, o que é intencional, em grande parte, e permite modificar a forma de
observar/consumir os anúncios e os produtos. Processo de construção de sentidos que atualiza
discursos pela linguagem, sendo significativo para a construção da identidade feminina
exposta/estampada nos catálogos DeMillus. Tem-se como objetivo geral: analisar a
importância e influência das cores preta e vermelha na construção de sentidos e de identidade
feminina em campanhas publicitárias da DeMillus. Especificamente, apresentar um breve
histórico da lingerie e sua presença e modificações ao longo do tempo; descrever as cores e
suas influências na construção simbólica da vida humana; e propor uma análise de elementos
textuais que compõem os catálogos de produtos selecionados, compreendidos como gêneros
textuais que figuram socialmente nas práticas dos sujeitos, o que permite avançar da ideia
comumente veiculada nos estudos do texto que classificam a revista e/ou catálogo como
suporte e não texto (Cf. RODRIGUES, 2011). O corpus da pesquisa é composto por catálogos
de lingerie da empresa DeMillus que fazem uso da linguagem das cores e da imagem da
mulher; analisado mediante o arcabouço teórico das Semânticas Estrutural, Cognitiva,
Argumentativa e Formal. Para tanto, foram pertinentes os estudos realizados em Rousseau
(1980), Fiorin (2005), Gomes (2003), Mussalin & Bentes (2001), Jung (1987), Guimarães
(2009), Rodrigues (2013; 2014a; 2014b), dente outros. A análise do material selecionado para
esse estudo revelou que o vermelho impõe um sentido de sensualidade, desejo, paixão e
sedução; e que somado ao preto, que sugere mistério e tentação, permite aos anunciantes dos
produtos de lingerie, comercializados pela DeMillus, influenciar no desejo de ser e ter,
possuir, consumir o Outro-imagem: objeto de desejo expresso por cores, seus sentidos,
anunciados em vitrines impressas que circulam de casa em casa.
Descrição:
Rodrigues, R. R. Construções de sentido e identidade feminina nas páginas da Demillus: o preto e o vermelho. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.