Resumo:
Um dos maiores escritores literários de Portugal e do mundo, no séc. XX, Fernando Pessoa,
“deu vida” a vários heterônimos, a fim de expressar suas inquietações pessoais e da
sociedade da época. A cada um atribuiu uma biografia, definindo as características físicas,
intelectuais e comportamentais, local e data de nascimento, além do perfil psicológico,
formação profissional, filosofia de vida, influências, preferências, enfim, todos os aspectos
foram definidos por Pessoa. De fato, cada um recebeu características bem particulares,
observáveis no estilo de suas obras, como é o caso do heterônimo Ricardo Reis, de forte
influência clássica. Esta pesquisa objetiva analisar essa influência na obra poética atribuída
a esse heterônimo de Fernando Pessoa. A partir de uma análise interpretativa dos poemas
“Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio”, “Cada um” e “Não tenha nada nas mãos”,
serão identificados aspectos que remetem aos ideais epicuristas e estoicistas, temas
recorrentes na Literatura Clássica, e ao “carpe diem” sob influência do poeta Horácio. Os
autores Moisés (1998) Moisés (2005), e Garcez (1990), serviram de fundamentação para
este trabalho.
Descrição:
Silva, L. S. da. A influência da formação clássica na obra de Ricardo Reis. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.