Resumo:
O presente relatório de estágio tem por objetivo observar a relação professor-aluno e como
a mesma interfere/influencia no processo ensino-aprendizagem. Com o retorno obrigatório
pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) verifica-se que o ensino da Filosofia no ensino Médio é
vista com rejeição e estranhamento por parte dos alunos e que a relação professor-aluno
baseada na confiança e no diálogo é importante na mudança dessa realidade, visto que as
didáticas certas utilizadas pelo educador e a boa convivência com os educandos possibilita
a evolução do conhecimento levando-os a uma educação de qualidade, que os prepara para
a vivência ativa na sociedade como cidadãos críticos-reflexivos. Para tanto, lançamos mão
de um estudo de campo, embasando nossa pesquisa com teóricos como: Luckesi (2011),
Freire (1980), Haydt (1995), entre outros, que tratam do assunto em questão. Constatou-se
ao fim do Estágio que a relação professor-aluno é de suma importância no processo ensinoaprendizagem
e que a falta de diálogo nessa relação como também a falta de dinamismo
nas aulas de filosofia pode comprometer e muito esse processo.
Descrição:
Santos, E. C. dos. A relação professor-aluno e o ensino de filosofia. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.