Resumo:
A proposta de utilização de novas fontes para a pesquisa histórica apresentada
pela Escola dos Annales possibilitou também a incorporação de novas
linguagens para o ensino de História. Dentre elas destacamos a imagem como
uma das formas de compreensão histórica bastante utilizada nos livros
didáticos. É deveras importante discutirmos se as imagens apresentadas
nestes livros, em especial as imagens que contêm representações dos negros,
têm sido utilizadas da forma como a historiografia propõe ao incluí-las como
fontes históricas. Sendo assim, nossa pesquisa tem por objetivo analisar as
formas de apropriação das imagens onde os negros estão representados nos
livros didáticos de História do Ensino Fundamental. Para tanto, selecionamos
alguns livros didáticos de História a partir do Guia do Livro Didático 2011,
disponibilizado pelo PNLD. Assim, analisamos as formas de apropriação das
imagens do negro dialogando com autores como Chartier, através dos
conceitos de representação e apropriação, Circe Bittencourt que analisa as
características do livro didático e a utilização crítica das imagens nele
apresentadas, e Sandra Pesavento que discute a utilização das imagens pelos
historiadores como testemunho de uma época.
Descrição:
Silveira Neto, J. F. da. Apropriações da imagem do negro no livro didático de história do Ensino Fundamental. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.