Resumo:
Estudos recentes ressaltam a importância de trabalhar a leitura e produção textual em sala de
aula, porém ainda existe um entrave muito forte nas aulas de língua portuguesa. A tendência
em realizar um ensino tradicionalista atrelado à gramática provoca distanciamento das
práticas sociais de escrita da sala de aula. Buscando entender esta problemática surgiu a
necessidade do envolvimento com as práticas de escrita no ensino médio, já que os exames
nacionais aos quais o aluno tem se submetido mostram que, em alguns casos, ainda não é apto
a produzir bons textos e saber posicionar-se. Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação
desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, no município
de Serra Redonda-PB, com alunos da 1ª série do ensino médio. Sob a perspectiva dos gêneros
textuais e sua função social, aplicamos uma sequência didática visando desenvolver nos
alunos, não apenas habilidades linguísticas, como habilidades de produção textual que
estimulem o discente criticamente para refletir e agir sobre o seu mundo. A sequência didática
foi desenvolvida apoiando-se em diversos gêneros textuais, como a reportagem, charge,
entrevista, artigo de opinião, dentre outros, a fim de que os alunos apropriassem-se destes
textos em suas situações reais de uso para que houvesse a mobilização da capacidade de
argumentar. Como pressuposto teórico, este trabalho foi embasado, principalmente, em
Marcuschi (2007), Dutra (2014), Araújo (2014), dentre outros. Analisamos nesta pesquisa as
produções textuais dos alunos, bem como as aulas ministradas. Deste modo, constatamos que
o trabalho comprometido do professor vinculado com ferramentas e estratégias didáticas
adequadas contribui para o que foi mais relevante no desenvolvimento criativo e crítico dos
educandos e, também, proporcionamos uma reflexão sobre a importância do ensino de língua
portuguesa embasado na produção textual para a vida do discente.
Descrição:
Lopes, M. T. C. L. Produção textual no ensino médio: ampliando a capacidade perceptiva, reflexiva e crítica de discentes em Serra Redonda - PB. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.