Resumo:
Considerando o ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente o de língua inglesa (LI),
foi realizado, através da disciplina de Estagio Supervisionado, um estudo de caso que permitiu
verificar por meios das escolas públicas, como o uso de instrumentos didáticos podem
promover uma aprendizagem diferenciada a partir do material didático. Sendo assim, nosso
objetivo é investigar de que forma a estagiária avalia sua regência nadisciplina de Estágio
Supervisionado a partir da aplicação de dois materiais didáticos, quais sejam: sequência
didática e livro didático. Esta pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do
curso de Letras- Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante a disciplina de
estágio, no período de 2014.2, em turmas de 1º ano e 3º ano do ensino médio em uma escola
pública na cidade de Campina Grande- PB. Dentro dessa perspectiva, tivemos como suporte
teórico para produzir este trabalho Dolzet al. (2004) e Cristóvão (2009) sobre sequência
didática, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 1998), e
Programa Nacional do Livro Didático (2011) sobre livro didático. Como resultados, podemos
comprovar, a partir do uso desses dois instrumentos pedagógicos, a diferenciação na
aprendizagem dos alunos. Diante disso, podemos perceber a eficácia da reflexão docente
durante o processo de estágio. Assim, concluímos que existe uma diferenciação entre
professores de LI que usam apenas o livro didático e aqueles que fazem o uso da sequência
didática (SD), pois esse uso da SD resulta no aperfeiçoamento de sua postura como professor,
além de sua forma de ensino ser mais interativa e didática.
Descrição:
Oliveira, M. de F. A. de. Aula de inglês em escola pública: experiência de uma estagiária quanto a aplicação de uma sequência didática e o uso do livro didático. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.