dc.description.abstract |
O presente artigo tem por objetivo a abordagem de questões referentes à
construção da imagem da mulher a partir dos discursos masculinos presentes nas
composições funk, bem como apresentar a historicidade do gênero musical em
análise, considerações acerca do ser mulher e a distinção das categorias: erótico e
pornográfico. Para tanto, partimos do seguinte questionamento que orienta o
desenvolvimento do nosso estudo: em que medida o discurso masculino referentes
à imagem da mulher, reflete a posição de inferioridade em relação ao homem? Para
operacionalizarmos a pesquisa, baseamo-nos na teoria de Análise de Discurso de
linha francesa, logo evocamos Orlandi (2007), Fernandes (2005), Gregolin (2003),
Leite (2007), dentre outros autores, para fazerem parte do elenco da fundamentação
teórica. O corpus constitui-se de três letras musicais do gênero funk, as quais
colocam em questão a relação da inferiorizarão, subordinação e objetificação do
gênero feminino em detrimento ao gênero masculino. Sendo assim, essa pesquisa
revela que é através do discurso masculino, presente nas músicas funk analisadas,
que se evidencia como ainda está em voga a ideologia patriarcal na
contemporaneidade, seja ela explícita ou não, na qual ainda se tem na memória da
sociedade o homem macho e viril e a mulher sensível e delicada, tida como objeto
sexual. |
pt_BR |