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O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a lei 10.436/02 de
24 de abril de 2002, propõe a difusão e o uso da Libras no Sistema Educacional
Federal, Estadual, Municipal e Privado, possibilitando o desenvolvimento de políticas
de inclusão de pessoas surdas. Baseado na lei e no decreto citados anteriormente,
este trabalho abordará a realidade do ensino de surdos incluídos no ensino regular
em duas escolas de Campina Grande, buscando compreender e analisar a situação
da comunidade escolar (professores, colaboradores, coordenadores, alunos surdos
e ouvintes e intérpretes) que estão se adequando a lei. Ao longo do artigo, serão
apresentados relatos de situações que foram vivenciadas por mim quando atuava
como professora de espanhol de dois alunos surdos do 8º ano do Ensino
Fundamental. E relatos de aulas observadas em outra escola privada com alunos
surdos do ensino médio, identificando elementos escolares adaptados para
atenderem às necessidades desses alunos. Essa pesquisa tem o intuito de estimular
a comunidade escolar a compreender a cultura surda e a língua de sinais e propor
uma maior inclusão e interação de todos os envolvidos. Os resultados obtidos com
essa pesquisa mostram que as escolas que estão verdadeiramente interessadas na
inclusão de alunos surdos no ensino regular, buscam adaptar e aperfeiçoar sua
metodologia para dispor um melhor aprendizado para seus alunos. Para este estudo
dialogamos com alguns referenciais teóricos como QUADROS (1997), GESSER
(2012) e LACERDA (2013) entre outros. |
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