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Um relato de experiência sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Silva, Juliana Gomes da
dc.date.accessioned 2016-03-15T12:26:18Z
dc.date.available 2016-03-15T12:26:18Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9196
dc.description Silva, J. G. da. Um relato de experiência sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a lei 10.436/02 de 24 de abril de 2002, propõe a difusão e o uso da Libras no Sistema Educacional Federal, Estadual, Municipal e Privado, possibilitando o desenvolvimento de políticas de inclusão de pessoas surdas. Baseado na lei e no decreto citados anteriormente, este trabalho abordará a realidade do ensino de surdos incluídos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande, buscando compreender e analisar a situação da comunidade escolar (professores, colaboradores, coordenadores, alunos surdos e ouvintes e intérpretes) que estão se adequando a lei. Ao longo do artigo, serão apresentados relatos de situações que foram vivenciadas por mim quando atuava como professora de espanhol de dois alunos surdos do 8º ano do Ensino Fundamental. E relatos de aulas observadas em outra escola privada com alunos surdos do ensino médio, identificando elementos escolares adaptados para atenderem às necessidades desses alunos. Essa pesquisa tem o intuito de estimular a comunidade escolar a compreender a cultura surda e a língua de sinais e propor uma maior inclusão e interação de todos os envolvidos. Os resultados obtidos com essa pesquisa mostram que as escolas que estão verdadeiramente interessadas na inclusão de alunos surdos no ensino regular, buscam adaptar e aperfeiçoar sua metodologia para dispor um melhor aprendizado para seus alunos. Para este estudo dialogamos com alguns referenciais teóricos como QUADROS (1997), GESSER (2012) e LACERDA (2013) entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Christinne Ferreira Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.title Um relato de experiência sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular em duas escolas de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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