Resumo:
Há séculos, as empresas buscam qualidade total com custos zero, mesmo que isso seja através da redução de pessoal, ou seja, “enxugamento” da organização. Entretanto, a Gestão da Qualidade de Pessoal, estuda meios que ocasionem o bem-estar e satisfação das pessoas no seu ambiente de trabalho. Com essa preocupação, algumas pesquisas tem surgido, com o intuito de mostrar as organizações, que a satisfação dos seus colaboradores é muito importante. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos funcionários, quanto à técnica de Downsizing implantada pela CDRM, em Campina Grande – PB. Na metodologia foram utilizadas pesquisa exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica, estudo de caso; bem como os métodos quantitativos e qualitativos. Levou-se em consideração todo o universo, composto por 71 funcionários. O instrumento foi um questionário, contendo cinco questões sobre o perfil dos pesquisados e vinte e três assertivas, distribuídas em quatro atributos-chaves: conjunto intencional de atividades, redução de pessoal, melhoria na eficiência organizacional e processos de trabalho. Também foi utilizada a escala Likert, adaptada para três categorias: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados, verificou-se que a maioria demonstrou insatisfação em todos os atributos, pois a opção mais escolhida foi “discordo”. Face ao exposto a empresa deverá traçar estratégias que sirvam de subsídios para conquistar e assegurar a satisfação de seus funcionários, diante do processo de mudanças.
Descrição:
CAVALCANTI, C. K. C. Downsizing como técnica administrativa: o caso da CDRM, em Campina Grande - PB. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]