Resumo:
O presente trabalho apresenta os resultados de uma intervenção e análise sobre o potencial da Modelagem Matemática no ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Tacima – PB. A pesquisa, a partir da mobilização de autores que abordam a utilização da Modelagem Matemática como material de ensino e aprendizagem, busca compreender como os professores da cidade estudada, compreendem esse potencial na apropriação do conhecimento na área. A metodologia utilizada aplicação de questionários antes e depois da realização de uma oficina sobre Modelagem Matemática. Os resultados demonstraram que os professores estudados reconhecem o potencial da Modelagem Matemática, uma vez que a mesma oferece aspectos metodológicos importantes para esta fase de aprendizagem, como por exemplo, a presença do lúdico.
Descrição:
SILVA, Givanildo Soares da. A modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Tacima-PB: uma pesquisa com professores das séries iniciais. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]