dc.contributor.author |
Araújo, Luana Dias de |
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dc.date.accessioned |
2013-06-14T13:18:33Z |
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dc.date.available |
2013-06-14T13:18:33Z |
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dc.date.issued |
2013-06-14 |
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dc.identifier.other |
CDD 510 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/933 |
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dc.description |
ARAÚJO, L. D. de.
Resolução e reformulação de problemas matemáticos
envolvendo temas sócio-políticos. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A resolução de problemas matemáticos é uma das metodologias de ensino fundamental
para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. No
entanto, não é de hoje que é possível se observar a visível dificuldade dos alunos em
relação ao uso desta metodologia em sala de aula. A reformulação de problemas
matemáticos é uma ferramenta muito importante no âmbito da aprendizagem dos
alunos, ao estimulá-los à criatividade fazendo com que os mesmos passem a observar a
Matemática de forma diferente da que estão acostumados e o uso de Temas SócioPolíticos
em problemas matemáticos também podem desenvolver a curiosidade sobre a
abordagem da Matemática em cada problema. Neste sentido, a pesquisa por nós
efetuada teve como objetivos descrever como os alunos de uma turma do 3º ano do
Ensino Médio de uma escola pública estadual resolvem, reformulam e solucionam
problemas matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos; identificar o pensamento
crítico dos alunos; os modos como eles resolvem os problemas propostos e os elementos
da criatividade durante a resolução e reformulação de problemas matemáticos. Para
alcançar esses objetivos foi proposto, no desenvolvimento da metodologia, a aplicação
de um Questionário Prévio, a Resolução de Problemas Matemáticos envolvendo Temas
Sócio-Políticos e em seguida a Reformulação dos problemas iniciais. Por fim, a
resolução dos problemas reformulados. A pesquisa com os alunos foi realizada no
decorrer de março de 2012. Os resultados apontaram avanços consideráveis,
significativos, observados através da utilização de processos de resoluções com a
utilização de estratégias obtidas com e sem o auxilio de algoritmos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Problemas matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução e reformulação de problemas matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Temas sócio-políticos |
pt_BR |
dc.title |
Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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