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Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos

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dc.contributor.author Araújo, Luana Dias de
dc.date.accessioned 2013-06-14T13:18:33Z
dc.date.available 2013-06-14T13:18:33Z
dc.date.issued 2013-06-14
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/933
dc.description ARAÚJO, L. D. de. Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A resolução de problemas matemáticos é uma das metodologias de ensino fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. No entanto, não é de hoje que é possível se observar a visível dificuldade dos alunos em relação ao uso desta metodologia em sala de aula. A reformulação de problemas matemáticos é uma ferramenta muito importante no âmbito da aprendizagem dos alunos, ao estimulá-los à criatividade fazendo com que os mesmos passem a observar a Matemática de forma diferente da que estão acostumados e o uso de Temas SócioPolíticos em problemas matemáticos também podem desenvolver a curiosidade sobre a abordagem da Matemática em cada problema. Neste sentido, a pesquisa por nós efetuada teve como objetivos descrever como os alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual resolvem, reformulam e solucionam problemas matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos; identificar o pensamento crítico dos alunos; os modos como eles resolvem os problemas propostos e os elementos da criatividade durante a resolução e reformulação de problemas matemáticos. Para alcançar esses objetivos foi proposto, no desenvolvimento da metodologia, a aplicação de um Questionário Prévio, a Resolução de Problemas Matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos e em seguida a Reformulação dos problemas iniciais. Por fim, a resolução dos problemas reformulados. A pesquisa com os alunos foi realizada no decorrer de março de 2012. Os resultados apontaram avanços consideráveis, significativos, observados através da utilização de processos de resoluções com a utilização de estratégias obtidas com e sem o auxilio de algoritmos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Problemas matemáticos pt_BR
dc.subject Resolução e reformulação de problemas matemáticos pt_BR
dc.subject Temas sócio-políticos pt_BR
dc.title Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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