dc.description.abstract |
A prática regular de atividades físicas sistematizadas nas escolas pode contribuir
para a melhoria de diversos componentes da aptidão física relacionada à saúde dos
alunos, no entanto, por mais que essas melhorias representem um avanço, no que
diz respeito a popularização entre jovens, da prática de atividade física, elas adotam
uma abordagem essencialmente biológica da questão, omitindo aspectos de
fundamental importância para a adesão ao exercício físico, como os
socioeconômicos, culturais e, sobretudo, os aspectos biológicos pregressos dos
escolares. Neste contexto, avaliação física é um importante artifício para a prática
física no ambiente escolar, pois, além de subsidiar uma prática física segura e isenta
de riscos, contribui para a obtenção de importantes informações que possam
favorecer a melhoria da qualidade de vida e do estado geral de saúde da população,
tanto no presente quanto no futuro. Considerando a importância da temática, o
presente estudo objetivou identificar e descrever o processo de avaliação física no
contexto escolar. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de revisão bibliográfica
fundamentada em dados gerados pela literatura científica, através de livros e artigos
disponíveis nas bases de dados LILACS e Scielo, utilizando-se os seguintes critérios
de elegibilidade: estudos em português; com crianças e adolescentes; que tiveram
nos seus resumos, no título ou nas palavras chave relação com a temática, que não
foram identificados nas bases procuradas, mas foram encontrados em mecanismos
de busca ou outra base e sejam relevantes para o estudo. Como resultado,
encontraram-se nove artigos que atenderam às exigências da pesquisa e
demonstraram que a avaliação física pouco é realizada, no contexto escolar. E
quando é, não é feita de forma correta ou completa. O trabalho também elucidou a
ideia de que existem pouquíssimos estudos sobre a temática, o que aponta para a
necessidade de novas produções científicas. |
pt_BR |