Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação inicial e continuada das
professoras alfabetizadoras da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de
educação de Serra da Raiz-PB no ano de 2014. Assim como, catalogar qual a
formação desses respectivos profissionais, perceber se ocorreram formação
continuada e analisar as implicações dessas formações. Realizada na pesquisa de
caráter qualitativa, a qual do subsídio para encontrar respostas para questões
propostas, feito através de questionário de participação dos profissionais envolvidos
nessa modalidade, permitindo em seu caráter investigativo, possibilidades de
desenvolvimento e aperfeiçoamento da nossa prática docente enquanto atuante
junto a esta modalidade de ensino. De acordo com isso, para responder o
questionário, selecionei 6 das 9 professoras atuantes na Educação de Jovens e
Adultos e o secretário de Educação. E para da ênfase a minha pesquisa utilizei
como referencial teórico PINTO (2010), PAIVA (1973), Diretrizes Nacional da EJA
(2000), LDB (1996). Os resultados obtidos no trabalho apontaram para a
necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática curricular
voltada para a EJA e visando alternativas que ajudem a descobrir meios para melhor
trabalhar com essa modalidade de ensino. Entretanto, a EJA, com todas as suas
dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se. Nesse
sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns
elementos básicos para garantir a formação desse sujeito.
Descrição:
SILVA, M. R. F. da. Formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens Adultos na rede de ensino do município de Serra da Raiz - PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.