Resumo:
As lutas é um dos conteúdos da educação física, que não é muito explorado nas escolas, pois
poucos professores trabalham este conteúdo em suas aulas e quando trabalham reproduzem o
ensino que eles vivenciaram ao longo de sua vida, ou seja, as lutas como pratica de desporto,
praticas de exercícios destinada à promoção da saúde ou como defesa pessoal. Segundo os
Parametros Curriculares Nacionais PCNs (1998, pág. 49) as lutas são disputas em que o(s)
oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio,
contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de
ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes
de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplos de lutas desde as
brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as praticas mais complexas da capoeira,
do judô e do Karatê. Os conteúdos lutas devem ser abordados na educação física escolar com
a proposta de educar os indivíduos como um todo, e incluídas no planejamento escolar pelo
professor de educação física de forma que possa contribuir para a formação dos alunos,
considerando todos os aspectos do indivíduo: social, intelectual, afetivo, motor e filosófico, bem
como observando os aspectos lúdicos e suas particularidades na educação infantil.
Descrição:
Sousa, Antônio José Damião Veras.
As lutas como proposta pedagógica na Educação
Física Escolar. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.