Resumo:
O dialogismo proposto pelo Círculo bakhtiniano tem sido muito estudado nos
últimos anos. O dialogismo é uma teoria muito abrangente e pode ser
utilizada em diversas áreas da criação artística. Aborda-se esta proposta na
criação do discurso considerando-o além do sentido estético. Este trabalho
tem como objetivo principal analisar a influência social na formação do
discurso, além de comparar as vozes da saudade (Homesick) e omissão
(Default) observadas no conto ―The Rocket Man‖ de Ray Bradbury e no filme
―K-PAX‖ de Iain Softley, com base nos seus principais personagens. Será que
o mesmo discurso pode ser entendido de formas diferentes por interlocutores
distintos em localidades diferentes, com realidades socioculturais diferentes?
A metodologia usada no artigo é a de uma pesquisa teórica com objetivo
qualitativo, visando avaliar os diálogos nas obras através do conhecimento
popular empírico. Utiliza-se como embasamento teórico os autores: LODGE
(2010), BARROS (1996) apud MARCUZZO (2008), PEIRCE (1958) apud
RIBEIRO (2010), BAKHTIN (2014), et al. Como resultado constata-se a
inegável influência sofrida pelo discurso vinda dos elementos sociais que
cercam o locutor (s) e o interlocutor (s).
Descrição:
PEREIRA, H. de A. Vozes da saudade na literatura e no cinema: um diálogo do conto The Rocket Man ao filme K-PAX. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.